segunda-feira, outubro 06, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau




Levava o giz num dos bolsos dos calções, e no outro, um esfregão de loiça que servia de apagador. A primeira semana de aulas foi dura! Não percebia se me fazia entender... os alunos olhavam para mim com um ar de quem está a entender tudo, mas o silêncio deles transmitia-me outra coisa... que estavam a tentar entender o que eu dizia...

Dar aulas de português foi um desafio enorme para mim. Sobretudo porque o meu português usa palavras de Portugal que não se usam na Guiné...
Foi preciso sintonizar a minha linguagem, o meu modo de pensar, perceber as relações familiares, conseguir dar exemplos da vida quotidiana deles, pensar como um guineense...

A primeira semana foi muito difícil mesmo! Não conseguia perceber se os meus exemplos eram suficientemente claros para os alunos...
... até que um dia decidi dar-lhes um trabalho de grupo parecido a um que já dei aos meus alunos aqui de Lisboa. Contei-lhes a história do "Fumo e o Assado" e deixei o final em suspense para que eles o conseguissem resolver...
... fizemos um debate, muito produtivo por sinal, e no final percebi que todos tinham gostado da aula.

Boa! Pensei eu...
... a partir dessa aula tudo correu melhor e comecei a sentir que poderia ficar por ali durante anos a ensinar e a contar histórias...

Sem comentários: