sexta-feira, dezembro 19, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau



Se soubessem como gosto desta fotografia...

... depois de termos ido à horta da Safi para gravar o trabalho, no dia seguinte, fomos mostrar-lhes as imagens captadas na câmara. O visor era pequenino e as crianças estavam todas de roda da Patrícia. Não havia espaço para mais nenhuma cabeça! A Sumai estava atrás de todas as crianças a espreitar de cima...

Toda a situação me entusiasmava para tirar fotografias... mas lá pelo meio, encontrei esta perspectiva que me encantou... o chão de casa da Safi era esteticamente fantástico! Sei que o efeito se devia ao facto da terra ter sido cobrida com uma camada de cimento muito fina, mas ficava sempre estarrecido quando olhava para ele...

Subi a uma cadeira e fotografei o chão da Safi com a Sumai a aparecer de relance. Assim que fiz o clique, ela olhou para mim e sorriu... acho que percebeu o meu encantamento pelo chão pobre da sua casa... e tinha razão. Estava completamente arrasado com a beleza humana, material e vegetal que me rodeava...


2 comentários:

Anónimo disse...

O que eu gostei nesse dia, foi dessa sensação óptima de ver que a Safi, a Sumai, o Idrissa (não sei se é assim que se escreve o nome dele)e todos os pequeninos, se olhavam e gostavam de ver a imagem deles no tal pequeno écran. A Sumai e a Safi trocavam sorrisos cúmplices e aquele momento eu não vou esquecer... Aliás, foi o mesmo que aconteceu em casa da Helena. Simplesmente inesquecível :)

Amnistisiados disse...

Muito boa foto! Mostra como a simplicidade pode ser bonita para quem a vê... Ainda que seja uma coisa vulgar e, aparentemente, sem valor. :)