sábado, dezembro 27, 2008

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


E pronto... passou o dia 25 de Dezembro... festa pagã desde o séc. III e cristã desde o séc. IV...

Começou por ser a festa do "sol invicto" - adorava-se o sol como um deus invencível, já que depois de durante quase todo o mês de Dezembro os dias irem ficando cada vez mais pequenos, prolongando-se a noite e sendo o sol incapaz de combater o frio, as pessoas ficavam com medo que o sol fosse desaparecer...
... a partir de dia 22, com os dias a ficarem maiores, percebia-se que o sol é, afinal, invencível e portanto impunha-se fazer uma festa! Dia 25, depois de se confirmar que os dias estavam de facto a ficar maiores, celebrava-se o nascimento do Sol Invicto...

Para os cristãos, Jesus Cristo é o verdadeiro Sol Invicto, daí que celebrem o seu nascimento nessa data desde o séc. IV.

(Confesso que deixei alguns pormenores da história na "gaveta", mas pronto...)

Pode parecer estranho ter escolhido esta fotografia para falar do dia 25 de Dezembro, mas a verdade é que a escolhi para poder falar dos braços cruzados da rapariga...
... estou, desde dia 25, de braços cruzados! Aproveitei para recarregar baterias neste Natal. Tinha escrito que me queria presente na vida e acho que estive a preparar-me para isso nestes dias. 2008 está a acabar e aproxima-se 2009 que tantos economistas temem. Eu cá gosto dos anos ímpares! Ainda agora descruzei os braços e já estou cheio de ideias e projectos novos para o novo ano!

Não sei o que vos dizem os braços cruzados da rapariga, mas quando tirei esta fotografia, ela estava no mercado a vender peixe seco. Falava com as amigas que estavam ali e riam-se sem parar... assim que apontei a objectiva para ela, olhou-me de frente e fez logo esta pose...


... sei o que significa para mim... que não posso cruzar os braços!


Sem comentários: